terça-feira, 22 de julho de 2014

Cirurgião Geral tira dúvidas da população no Várzea Cidade. Confira:



Hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias) natural ou adquirido. Formam uma saliência visível e dolorosa. No caso das hérnias abdominais, elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar muito peso, sofre um golpe ou por causa de outras doenças. Em entrevista Dr. Antônio Carlos, cirurgião geral respondeu a perguntas de ouvintes e internautas.
- O que é tumor inguinal?
Dr. Antônio Carlos - Existem várias patologias que cursam no aumento de tumores na região inguinal. Existem as hérnias inguinais, lipomas e tumores. Doenças infectocontagiosas também são um fator muito comum para o aparecimento desta ‘ínguas’. O paciente tem que estar atento aos sintomas para que se possa procurar a causa. Um simples caroço pode ser uma doença mais grave.
- Quais são as causas para estes tipos de tumores?
Dr. Antônio Carlos - As causas vão de doenças infecciosas a virologias. Em portadores de HIV são comuns o aparecimento, assim como portadores de sífilis e outras DSTs. Alguns tumores malignos aparecem nessa região e é preciso ter uma atenção maior. Muitas das vezes o paciente negligencia o atendimento ou ainda ao médico e acaba chegando a um extremo.
Quais são os sinais de que uma hérnia ou uma íngua é grave?

Dr. Antônio Carlos - Todo caroço na região inguinal necessita de atenção. A grande maioria das vezes o caroço não dói. O paciente só se incomoda quando supera os limites estéticos, mais é necessário cuidado. O paciente precisa de um diagnóstico médico, um exame de biopsia. Multas das vezes é uma hérnia inguinal que necessitará de cirurgia e em outros casos mais extremos pode se tratar de um linfoma.
- Qual o tipo de tratamento para este tipo de doença?
Dr. Antônio Carlos - O tratamento vai depender do diagnóstico médico. Se for uma hérnia inguinal, o paciente precisa, o quanto antes, passar pelo procedimento cirúrgico. As hérnias precisam ser tratadas por especialistas, pois existe a possibilidade de retornarem. Se for uma tumoração proveniente de doença infectocontagiosa, deve-se iniciar tratamento específico para a patologia. Todo tratamento é feito de acordo com o diagnóstico.
- Existe faixa etária para o aparecimento destas ínguas?
Dr. Antônio Carlos - Os tumores malignos não são tão frequentes em crianças, mas pacientes de meia idade, a frequência é bastante grande. Muitas das vezes o paciente não dá muita atenção porque não dói ou por achar que é somente uma massa sebácea. Qualquer saliência no corpo precisa de atenção.
- Quem tem ou teve um caso de linfoma na família precisa de atenção maior, mesmo que não apesente o caroço?
Dr. Antônio Carlos - Não existe correlação específica com a presença de um linfoma com o caráter genético. Felizmente não existe este tipo de paralelo.
Fonte: Voz da Bahia

Nenhum comentário: